sexta-feira, 2 de abril de 2010

Conclusão

Com a realização deste projecto consegui desenvolver as minhas aprendizagens ao nível da utilização de programas de manipulação e edição de vídeo.

No início tive bastantes dificuldades no manuseamento e adaptação ao programa, mas com as explicações e exemplos da professora, bem como com a prática que ia conseguindo no desenvolvimento do trabalho consegui ultrapassá-las.
Tive igualmente dificuldades na exportação do vídeo final, visto que era pesado e demorou bastante tempo, tendo de exportar várias vezes pois o formato exportado não era o melhor.

Este projecto tem pontos fortes e fracos. Passei a conhecer mais um media, bem como o programa para o desenvolver. Este projecto, em particular, ajudou-me a uma melhor gestão do tempo, visto que este era reduzido. Isto é visivel na parte da entrevista e da amostra das capas das "Defacto" que são apresentadas demasiadas vezes. Nota-se também um uso excessivo do efeito generar-relâmpago. O enquadramento do histórico dos patronos não é o melhor, os balões ficaram um pouco desfocados tornando dificil a leitura do conteúdo.

Apesar de tudo, penso que correu bastante bem e estou satisfeita com o resultado final, pois foi mais ao menos o esperado.

Assim, consegui reter bastantes informações, sobre os programas de manipulação e edição de vídeo, que me serão muito úteis e indispensáveis em projectos ou trabalhos futuros.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Projecto ESAS

No início deste período como os temas escolhidos iam ser desenvolvidos individualmente, o meu tema era sobre a vida dos patronos da ESAS, mas quando passou a ser desenvolvido a pares, por falta de tempo, o meu tema passou a ser o da revista temática da escola, a defacto. Neste trabalho os patronos desenvolviam a defacto que tinha como título dos patronos. Ou seja, era para os dar a conhecer.

E depois de estar tudo bem dividido, comecei o trabalho. Li a planificação para ver por onde ia começar.

Começamos então por definir o que ia ser filmagens, pois tinhamos de ter pelo menos 30 segundos de filmagens nossas, stop motion, narração ou músicas e depois 5 efeitos e 5 transições.
Depois fizemos o nosso cenário que era uma planta que tem como intenção fazer a passagem de uma sala para a outra e de mostrar como eles se movimentam.

A planta foi feita com cartolina preta e fita adesiva branca. Era assim:



Quando a planta estava feita, tirámos todas as fotos de que iriamos precisar para fazer o vídeo final que tinha de ter mais de 5 minutos obrigatórios.


No vídeo queríamos transmitir um dia normal, em que o patrono acorda e vai produzir a defacto com os outros patronos.

As primeiras fotos a tirar foram as do Manuel Monteiro a acordar. No vídeo a primeira tem um efeito de transição Dissolve-dip black (que faz com que a imagem vá aparecendo "surrateira").

As fotos tiradas são apresentadas abaixo no slide:



Depois deste acordar faz-se a sua apresentação através de uma filmagem ao boneco onde, quando chega à parte do rosto, aparece o seu nome com a cor das letras iguais ás dos balões sobre a sua vida que apareceram mais à frente. o efeito das letras é Transform- Mantemiento Vertical (que faz uma aparição do texto repetidamente como se alguma coisa estivesse a falhar).

Até aqui o som de fundo é uma música de Breakbot com o nome Baby I'm Yours.

A música pode ser encontrada no seguinte site:

http://www.youtube.com/watch?v=ZjP0upRmumc


Após a filmagem acabar, o patrono começa a entrar na planta e entra na primeira sala onde pega numa capa (amarela) que tinha como título TOP SECRET (a vermelho) e quando ele entra depara-se com as defacto antigas (e interrompe-se o vídeo com a última foto que contém um efeito que faz um foco de luz em cima da imagem, Ajustar- Efectos de luz e outro dissolve-dip black), para uma amostra das defacto (todas as revistas têm um efeito, rotação (roda a imagem), zoom (aumenta a imagem), canto ( imagem aparece de um canto), persiana (a imagem aparece com algumas interrupções na horizontal que parecem persianas), piscadela (a imagem pisca antes de aparecer), chadrez (a imagem aparece com os quadrados de xadrez), cruz (a imagem aparece sob a forma de uma cruz) e diamante (a imagem antes de aparecer faz tipo um losangulo), respectivamente que tem como som de fundo uma entrevista feita ao director da revista, Amadeu Santos música de JUSTICE com o nome Genesis e Let There Be Light.
A música pode encontrar-se no site:

http://www.youtube.com/watch?v=ThKNt-GY1ww
e
http://www.youtube.com/watch?v=nSJ4WintrrY&feature=related



E a entrevista no seguinte blog:

http://josepedroliveira.blogspot.com/

No caminho, entre o acordar e o entrar na sala, também se tiraram fotos. Estas são também apresentadas abaixo no slide:



Após a entrevista acabar começa a música D.A.N.C.E de JUSTICE com a foto da planta que tem como efeito um generar-relâmpago (onde aparece uma espécie de um raio em cima da imagem) que acompanha as batidas da música.

A música pode ser encontrada no seguinte site:





Depois disso e ao ritmo da música muda para o Manuel Monteiro que sai da primeira sala e vai até à segunda onde aparece Álvaro Carneiro.

As fotos tiradas até aí são apresentadas abaixo no slide:




Aqui interrompe-se mais uma vez e faz-se a apresntação deste patrono, também através de uma filmagem. Onde na parte da cara aparece o nome dele com o efeito Transform- Mantemiento Vertical.


Depois da apresentação, Manuel Monteiro põe a capa TOP SECRET no chão e começam a sair as folhas para seleccionarem a informação para a revista, ou seja a informação sobre a vida dos patronos. O que eles estão a ler aparece em balões com cores diferentes para cada um dos patronos:

  • Vermelho para o Alberto Sampaio;

  • Azul para o Manuel Monteiro;

  • Verde para o Álvaro Carneiro.
Estes aparecem com o efeito zoom (aumento dos balões), barrido (os balões aparecem como se estivessem a ser empurrados)  e deslizar (os balões aparecem de um canto como se estivessem a deslizar para o centro), respectivamente.

Os balões usados foram estes:



As fotos foram estas:



Depois disto as folhas arrumam-se dentro da capa e o Manuel Monteiro dirige-se para a terceira sala, mas engana-se pelo caminho e quando dá conta volta para trás e vai até à sala onde se encontra com o Alberto Sampaio (aqui há uma interrupção onde aparece a apresentação deste patrono e, quando chega a parte da cara aparece o nome dele com o efeito Transform-Mantimiento Vertical) e o Álvaro Carneiro.
Manuel Monteiro dá a capa TOP SECRET ao Alberto Sampaio e este pega nela.

As fotos usadas desde que ele sai da 2ª sala até que entra na terceira encontram-se no slide abaixo:




Quando entra na 3ª e última sala, começa a música The Power de Snap!. Ou seja, eles têm o poder de criar a revista.

A música pode ser encontrada no seguinte site:


Alberto Sampaio já tinha a capa da próxima revista defacto. Pega na capa e põe em cima da informação recolhida. Ao irem embora deixa cair a capa que se revela no ecrã com o efeito de Estilizar-Umbral (que faz uma espécie de passagem da imagem a preto e branco com altos contrastes para a imagem com as cores reais).


As fotos tiradas até aqui são apresentadas abaixo no slide:




Depois disto aparecem os patronos, como se estivessem numa prisão a identificarem-se e tem o efeito de vídeo Ajustar-sombra/iluminación (faz uma espécie de luz branca sobre a imagem) que é como se fosse o flash da câmara, quando estão a ser fotografados. Dá a entender que são conhecidos ou que o ficaram a ser a partir de agora.

As fotos tiradas para este efeito foram estas:





Termina com a ficha técnica, nomeadamente os autores do vídeo, a disciplina, ano, turma e os agradecimentos.


Depois dos passinhos todos feitos e de todos os pormenores acertados, como por exemplo o título, que foi colocado só no fim, o resultado final deste projecto foi este:


Para uma explicação mais detalhada dos efeitos e transições usados visitem este tutorial muito interessante:

Guião

Como já referi em cima, antes de me iniciar em qualquer tipo de programa de manipulação de vídeo, tive de fazer um guião para o meu projecto.

Assim o meu primeiro guião falava dos patronos que se encontravam numa vinha do Alberto Sampaio e começavam a dialogar sobre a sua vida.

Em cada cena do guião, para além do texto que a descrevia, devia incluir imagens, vídeos ou sons que a ilustrassem.
Desta forma, não só seria possível ler os objectivos e mensagens de cada cena bem como visualizar ou sentir todo o seu ambiente.

Assim apresento abaixo, um slide, que tem print screens de cada página do meu guião.



O segundo guião era também sobre os patronos, mas um pouco diferente. Como o tempo era pouco fiz só uma breve planificação do trabalho.

Trata-se de um patrono que acorda e que vai até várias salas da produção da revista temática da escola, a defacto. Essa revista é sobre os patronos da escola que se dão a conhecer por essa mesma revista.

Para o efeito fiz também um slide com os print screens das páginas desta mesma planificação, apresentada abaixo.


Introdução

No início deste período estivemos a desenvolver o media dinâmico som e no resto do período estivemos a desenvolver o media dinâmico vídeo.
No início os temas escolhidos iam ser desenvolvidos individualmente, mas como o tempo era pouco teve de se optar por desenvolver o mesmo media a pares, tendo calhado a uma pessoa o desenvolvimento individual, por se tratar de um tema que assim o permitia.

No início, quando o trabalho era individual, tinha de desenvolver uma conversa entre os três patronos que se encontravam numa vinha do Alberto Sampaio e que começavam a falar da sua vida. Mas visto que depois fizemos os trabalhos a pares fiquei com o tema da defacto, a revista temática da escola. Neste trabalho os patronos desenvolviam a defacto que tinha como título dos patronos. Ou seja, era para os dar a conhecer também.

O principal programa usado para a manipulação de vídeo foi o Adobe Premiere CS4, por ser o melhor e ter o necessário para o desenvolvimento do trabalho. Digo o principal, porque para me iniciar usei o Movie Maker, por ser mais básico e dentro do mesmo género.

Antes de entrar em qualquer tipo de programa de manipulação de vídeo tive de fazer um guião tanto para o primeiro tema, como para o segundo.

Depois disso comecei então a desenvolver o trabalho, como mostro e explico abaixo.